terça-feira, 22 de maio de 2012

Projeto livro na sala-(IFRS)-campus canoas

vaos falar um pouco sobre o livro na sala,um projeto de leitura existente no(IFRS)- campus canoas:
 
 
 
 
O projeto de pesquisa Livro na Sala investiga a inserção do objeto livro na sociedade e no ambiente escolar em seus aspectos históricos, sociais, afetivos e iconográficos, bem como o espaço físico da sala de aula como lugar de ensino e aprendizagem. O objetivo da pesquisa é inserir e problematizar o livro como objeto de leitura nas salas de aulas e no ambiente doméstico, promovendo maior contato dos alunos com livros literários de qualidade, a fim de desenvolver relações positivas com a leitura de livros literários impressos. 



Como metodologia de pesquisa, foram  criadas cinco minibibliotecas nas salas de aula dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, entendendo o objeto livro como uma ferramenta tecnológica que deve estar presente na sala de aula.


Os livros para a composição das minibibliotecas foram selecionados com a ajuda dos alunos, professores e servidores do IFRS - Câmpus Canoas, que indicaram suas leituras preferidas. Também foram adquiridos livros de literatura brasileira e universal, reconhecidos como fundamentais para a formação do leitor.


Local de execução: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas


Público-alvo: alunos e docentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRS - Campus Canoas


Coordenação: Fabiana Cardoso Fidelis


Aprovado pelo edital 19/2001 - FOMENTO INTERNO PARA PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO/CANOAS IFRS, jul. 2011.


A pesquisa  Livro na Sala está integrada ao projeto Escrileituras: um modo de "ler-escrever" em meio à vidacoordenado pela Profa. Dra. Sandra Corazza da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, financiado pelo Programa Observatório da Educação/Capes/Inep (Projeto n. 91/2010).
 
 
mais informações podem ser encontradas no blog do  projeto:    http://livronasala.blogspot.com.br/
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário