quinta-feira, 24 de maio de 2012

Acervo de obras raras na Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul

A coleção de Obras Raras da Biblioteca conta, em seu acervo, com um verdadeiro tesouro bibliográfico. São obras dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX.

A "PHARSALIA", poema épico de Lucano, com edição datada de 1519 é considerada a obra mais antiga. No Catálogo de Obras Raras e Valiosas da Biblioteca Pública estão relacionadas obras como "OS LUSÍADAS" de Camões, com edição comemorativa de 1819 cujo valor está diretamente relacionado ao número de doze exemplares em pergaminho e a não menos importante obra, "LA DIVINA COMEDIA" de Dante Alighieri, editada em 1921 por Conrado Ricci em edição restrita a mil exemplares numerados.

A Biblioteca Pública possui seu próprio "Inferno", onde estão arroladas as obras "proibidas e licenciosas", segregadas no passado. Esta curiosa designação ao acervo pertencente a Biblioteca Pública é anterior à Revolução Francesa e pertence ao âmbito da Inquisição e do Index na época da Contra-Reforma.




A Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul fica localizada na Rua dos Andradas,736 - Centro - Porto Alegre e funciona Segundas,das 14 às 19 horas,de Terças às Sextas,das 9 às 19 horas e aos Sábados,das 14 às 18 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário