segunda-feira, 21 de maio de 2012

Escolas do Amazonas aplicarão novo projeto de estímulo à leitura

A partir deste mês, as escolas públicas estaduais do Amazonas que trabalham com a modalidade de ensino fundamental passarão a aplicar um novo programa de incentivo à leitura. Denominado de ‘Projeto Trilhas’ a nova proposta será aplicada também em várias regiões do Brasil e é uma iniciativa da Fundação Natura em parceria com as Secretarias de Educação e o Ministério da Educação.
O projeto contemplará o repasse de materiais didáticos diferenciados a mais de 50 mil estudantes e educadores da rede pública e iniciou nesta última semana com um ciclo de formação coordenado em Manaus pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e organizações parceiras.
De acordo com a representante da Seduc e coordenadora regional do projeto, professora Francisca Hermóneges, a iniciativa virá para somar-se aos vários programas de incentivo à leitura e à escrita, desenvolvidos pelo Governo do Estado, via Seduc, e será aplicado em escolas de 41 municípios do Amazonas, incluindo Manaus.
“O projeto favorecerá o desenvolvimento dos alunos por meio do incentivo à escrita e à oralidade. Um dos diferenciais serão os materiais didáticos que já estão sendo repassados às escolas e que incluem cartilhas e coleções de livros específicos sobre gêneros textuais, em linguagem específica para crianças”, explicou Francisca Hermógenes.
As cartilhas e coleções, segundo a coordenadora regional do projeto ‘Trilhas’, objetivam facilitar o entendimento e compreensão dos mais jovens por meio do lúdico.
“Com os materiais didáticos, as crianças compreenderão os assuntos por meio de fascículos que ilustram a importância da leitura, da escrita e da oralidade por meio de ‘canções’, ‘lendas’, ‘jogos’, ‘rimas’, dentre outros”, disse Francisca, acrescentando que os professores e gestores também receberão material específico para a condução dos trabalhos.
Com a perspectiva de atender a mais de 50 mil estudantes no Amazonas, o projeto iniciou regionalmente com um ciclo de formação, conduzida pela professora e pedagoga da Ufam, Rosilene Marinho e cuja primeira turma teve os trabalhos concluídos no último dia 18. As formações seguintes, envolvendo educadores da capital e do interior, serão concluídas no dia 29 de maio, em Manaus.



Fonte: http://acritica.uol.com.br/manaus/Escolas-Amazonas-aplicarao-estimulo-leitura-Manaus-Amazonas-Amazonia_0_704329593.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário